Jeremias 23:14

14

E entre os profetas de Jerusalém vi algo horrível: Eles cometem adultério e vivem uma mentira. Encorajam os que praticam o mal, para que nenhum deles se converta de sua impiedade. Para mim são todos como Sodoma; o povo de Jerusalém é como Gomorra. "

Significado do Versículo

Os profetas de Jerusalém mencionados em Jeremias 23:14 são aqueles que afirmam falar em nome de Deus, mas na verdade estão enganando o povo.

"Cometer adultério" nesse contexto significa trair a confiança de Deus e se voltar para outros deuses ou práticas ímpias.

"Viver uma mentira" nesse contexto significa afirmar falsamente que se está falando em nome de Deus, quando na verdade não se está.

Os profetas de Jerusalém encorajam os que praticam o mal porque isso lhes dá mais poder e influência sobre o povo.

"Impiedade" nesse contexto significa a falta de respeito pelos mandamentos de Deus e pela justiça.

Os profetas de Jerusalém são comparados a Sodoma porque estão corrompidos e afastados de Deus, assim como a cidade de Sodoma foi destruída por Deus por causa de sua corrupção.

"Povo de Jerusalém é como Gomorra" significa que o povo de Jerusalém está tão corrompido quanto a cidade de Gomorra, que também foi destruída por Deus por causa de sua corrupção.

A mensagem principal de Jeremias 23:14 é que os falsos profetas de Jerusalém estão levando o povo para longe de Deus e para a destruição.

Esse versículo se relaciona com o restante do livro de Jeremias, que é uma mensagem de advertência e julgamento contra a corrupção e a infidelidade do povo de Israel.

A relevância desse versículo para os cristãos hoje é que ele nos lembra da importância de discernir entre os verdadeiros e os falsos profetas e de permanecer fiéis a Deus, mesmo quando isso significa ir contra a corrente.

Explicação de Jeremias 23:14

A corrupção dos profetas de Jerusalém e a comparação com Sodoma e Gomorra

A cidade de Jerusalém era conhecida como a cidade santa, onde Deus habitava no templo e onde os profetas proclamavam a palavra divina. No entanto, nem todos os profetas eram fiéis a Deus e à sua palavra. Jeremias, um dos profetas de Deus, testemunhou algo horrível entre os profetas de Jerusalém.

Jeremias viu que os profetas de Jerusalém estavam cometendo adultério e vivendo uma mentira. Eles não estavam seguindo a palavra de Deus, mas estavam encorajando aqueles que praticavam o mal, para que nenhum deles se convertesse de sua impiedade. Eles estavam corrompendo o povo de Jerusalém, levando-os para longe de Deus e para o caminho da destruição.

Jeremias comparou esses profetas com a cidade de Sodoma e o povo de Jerusalém com Gomorra. Sodoma e Gomorra eram cidades que foram destruídas por Deus por causa de sua grande maldade e pecado. Os profetas de Jerusalém estavam agindo da mesma forma que os habitantes dessas cidades, levando o povo para a destruição.

Jeremias alertou o povo de Jerusalém sobre a corrupção dos profetas e a necessidade de se arrependerem e voltarem para Deus. Ele disse que, se eles não se arrependessem, a ira de Deus cairia sobre eles, assim como caiu sobre Sodoma e Gomorra.

A referência bíblica de Jeremias 23:14 é um alerta para todos os líderes religiosos e para o povo em geral. Devemos seguir a palavra de Deus e não nos desviar do caminho da justiça e da verdade. A corrupção e a mentira não têm lugar na vida de um verdadeiro seguidor de Deus.

Versões

14

Mas nos profetas de Jerusalém vejo coisa horrenda: cometem adultério, andam com falsidade e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade. Para mim, todos eles se tornaram como Sodoma, e os moradores de Jerusalém, como Gomorra.

14

Mas vejo que os profetas de Jerusalém fazem pior ainda: cometem adultério, dizem mentiras, ajudam os outros a fazerem o mal, e assim ninguém para de fazer o que é errado. Para mim, todos eles são como a cidade de Sodoma, são tão maus como o povo de Gomorra.