Jeremias 28:13

13

"Vá dizer a Hananias: ‘Assim diz o Senhor: Você quebrou um jugo de madeira, mas em seu lugar você fará um jugo de ferro.

Significado do Versículo

Hananias é um profeta que viveu na época de Jeremias.

Hananias havia profetizado que o Senhor quebraria o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e que os exilados judeus retornariam a Jerusalém em dois anos.

O "jugo de madeira" era um símbolo do jugo que Nabucodonosor colocou sobre Judá, tornando-os seus súditos.

Hananias quebrou o jugo de madeira como um ato simbólico para mostrar que o Senhor quebraria o jugo de Nabucodonosor.

O "jugo de ferro" representa um jugo mais pesado e opressivo que o jugo de madeira.

Deus está dizendo a Hananias que, embora ele tenha quebrado o jugo de madeira, em seu lugar ele fará um jugo de ferro, indicando que a opressão de Nabucodonosor seria substituída por uma opressão ainda pior.

O jugo de ferro que Hananias fará será usado para subjugar outras nações.

Hananias rejeitou a mensagem de Jeremias e continuou a afirmar que o Senhor quebraria o jugo de Nabucodonosor.

Hananias morreu no mesmo ano em que fez sua profecia falsa.

A lição que podemos aprender é que devemos ter cuidado com as profecias que ouvimos e testá-las à luz da Palavra de Deus, para não sermos enganados por falsos profetas.

Explicação de Jeremias 28:13

A profecia da substituição do jugo

Hananias, um profeta de Judá, havia proclamado que Deus quebraria o jugo que Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia colocado sobre o povo de Judá e que em dois anos os exilados voltariam para Jerusalém. Mas Jeremias, outro profeta de Deus, discordava dessa profecia e alertava que o jugo babilônico não seria quebrado tão facilmente e que a punição de Deus ainda estava sobre o povo de Judá por causa de seus pecados.

Foi então que Deus falou com Jeremias e lhe deu uma mensagem para Hananias. Deus disse a Jeremias para ir até Hananias e dizer-lhe que ele havia quebrado um jugo de madeira como um sinal de que Deus quebraria o jugo babilônico, mas que em vez disso, Deus faria um jugo de ferro para colocar sobre o pescoço de todas as nações, incluindo Judá, que se recusassem a servir a Nabucodonosor.

Jeremias foi até Hananias e entregou a mensagem de Deus. Hananias, no entanto, não acreditou em Jeremias e zombou dele, quebrando o jugo de madeira que estava em seu pescoço. Mas Deus confirmou a mensagem de Jeremias e disse que Hananias havia profetizado falsamente em seu nome e que ele morreria naquele mesmo ano.

E assim aconteceu. Pouco tempo depois, Hananias morreu e a profecia de Jeremias se cumpriu. O jugo babilônico não foi quebrado e o povo de Judá foi levado para o exílio na Babilônia.

A mensagem de Deus para Hananias e para o povo de Judá era clara: eles deveriam se arrepender de seus pecados e se submeter ao jugo babilônico, pois era a punição de Deus sobre eles. A profecia de Hananias era falsa e enganosa, e Deus não permitiria que sua palavra fosse desrespeitada.

Hoje, a mensagem de Jeremias ainda é relevante para nós. Devemos nos arrepender de nossos pecados e nos submeter à vontade de Deus, mesmo que isso signifique aceitar circunstâncias difíceis em nossas vidas. Deus é fiel em suas promessas e não permitirá que a falsa profecia prevaleça.

Versões

13

— Vá e fale com Hananias, dizendo: Assim diz o Senhor : "Você quebrou uma canga de madeira, mas ela será substituída por uma canga de ferro.

13

Algum tempo depois de Hananias ter quebrado a canga que estava no meu pescoço, o Senhor me mandou dizer o seguinte a Hananias: — O Senhor disse: “Você quebrou uma canga de madeira, mas eu vou colocar em lugar dela uma canga de ferro.”