Jeremias 49:19

19

"Assim como um leão que sobe da mata do Jordão em direção aos pastos verdejantes, subitamente eu caçarei Edom para fora de sua terra. Quem é o escolhido que designarei para isso? Quem é como eu que possa me desafiar? E que pastor pode me resistir? "

Significado do Versículo

A passagem bíblica em questão é Jeremias 49:19.

O autor do livro de Jeremias é o próprio profeta Jeremias.

A passagem foi escrita durante o período em que Jeremias profetizou, entre os anos 627 a.C. e 586 a.C.

Edom é uma região montanhosa localizada ao sul do Mar Morto, habitada pelos descendentes de Esaú, irmão de Jacó.

A comparação com o leão que sobe da mata do Jordão simboliza a força e a rapidez com que Deus agirá contra Edom.

Caçar Edom para fora de sua terra significa expulsar os edomitas de sua região e destruir suas cidades.

O escolhido que será designado para essa tarefa não é especificado na passagem.

A pergunta "quem é como eu que possa me desafiar" é uma afirmação da superioridade de Deus sobre qualquer outro ser.

A pergunta "que pastor pode me resistir" significa que nenhum líder ou governante pode se opor ao poder de Deus.

A mensagem principal da passagem é que Deus é o único que tem o poder de agir com rapidez e eficácia contra seus inimigos e que nenhum ser humano pode se opor a Ele.

Explicação de Jeremias 49:19

A Profecia do Leão Caçador

A profecia do leão caçador é uma das mais impressionantes passagens do livro de Jeremias. Nela, o profeta anuncia que Edom, um antigo inimigo de Israel, será caçado como um animal selvagem e expulso de sua terra. Mas quem será capaz de desafiar o poder de Deus e resistir a sua vontade?

A história começa séculos antes, quando Jacó e Esaú, filhos de Isaque, lutaram pelo direito de ser o primogênito da família. Jacó, o mais jovem, enganou seu irmão e recebeu a bênção de seu pai. Esaú, enfurecido, jurou vingança contra Jacó e seus descendentes.

Assim, quando os israelitas saíram do Egito e se estabeleceram na terra prometida, Edom se recusou a permitir que eles passassem por seu território. Mais tarde, durante o reinado de Davi, Edom foi conquistado e subjugado por Israel. Mas a rivalidade entre os dois povos continuou, e Edom se aliou aos babilônios quando estes invadiram Jerusalém e destruíram o templo.

Jeremias, então, profetizou a queda de Edom. Ele comparou a nação a um leão que sobe das matas do Jordão em busca de pastos verdejantes. Mas, assim como um caçador pode derrubar um leão, Deus caçaria Edom e a expulsaria de sua terra.

A profecia se cumpriu em parte quando Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu Edom e a destruiu. Mas a história não terminou aí. Mais tarde, quando os judeus retornaram do exílio na Babilônia e reconstruíram o templo, Edom se recusou a ajudá-los e até mesmo se juntou a outros inimigos de Israel para atacá-los.

No Novo Testamento, Edom é identificado com os idumeus, um povo que se misturou com os judeus e se converteu ao judaísmo. Mas a rivalidade entre os dois povos continuou, e os idumeus se juntaram aos romanos na destruição de Jerusalém em 70 d.C.

Hoje, a antiga terra de Edom é parte da Jordânia e de Israel. Mas a profecia do leão caçador continua a ressoar, lembrando-nos da soberania de Deus sobre as nações e da importância de obedecer à sua vontade.

Versões

19

Eis que, assim como o leão sobe da floresta do Jordão contra o rebanho em pasto verde, assim, num momento, farei com que Edom fuja dali. E estabelecerei sobre ele a quem eu escolher. Pois quem é semelhante a mim? Quem me pedirá contas? E quem é o pastor que me poderá resistir?

19

Assim como um leão sai da floresta na beira do rio Jordão e sobe até a terra de pastos verdes, assim eu virei e farei com que os edomitas fujam correndo da sua terra. Então o chefe que eu escolher governará a nação. Quem pode se comparar comigo? Quem tem coragem de me desafiar? Que governador poderia me enfrentar?