João 7:22

22

No entanto, porque Moisés lhes deu a circuncisão ( embora, na verdade, ela não tenha vindo de Moisés, mas dos patriarcas ), vocês circuncidam no sábado.

Significado do Versículo

"Eles" se refere aos judeus.

A circuncisão não teria vindo de Moisés porque ela já era praticada pelos patriarcas, como Abraão e Isaque.

Os patriarcas mencionados são Abraão, Isaque e Jacó.

A circuncisão é realizada no sábado porque a lei judaica determina que a circuncisão deve ser realizada no oitavo dia após o nascimento do menino, independentemente do dia da semana.

Na tradição judaica, a circuncisão é um sinal da aliança entre Deus e o povo judeu.

A circuncisão é realizada por um mohel, que é um especialista em circuncisão.

A idade ideal para realizar a circuncisão é no oitavo dia após o nascimento do menino.

A circuncisão não é considerada um ritual importante no cristianismo, mas é praticada por algumas denominações cristãs, especialmente as de origem judaica.

Explicação de João 7:22

A Origem da Circuncisão Sabática

Em um dos dias de festa judaica, Jesus estava no templo ensinando. Os judeus ficaram admirados com a sua sabedoria e perguntaram como ele poderia ter tanta instrução, já que não havia estudado em nenhuma escola. Jesus respondeu que a sua doutrina não era dele mesmo, mas daquele que o enviou. Ele também os repreendeu por julgarem segundo a aparência e não segundo a justiça.

Em seguida, Jesus falou sobre a circuncisão, uma prática que os judeus consideravam essencial para a salvação. Ele disse que eles circuncidavam no sábado, mesmo que a circuncisão não tivesse vindo de Moisés, mas dos patriarcas. Jesus estava se referindo ao fato de que a circuncisão era uma prática antiga, que remontava aos tempos de Abraão, Isaque e Jacó, muito antes da lei de Moisés.

A circuncisão era uma marca da aliança entre Deus e o povo de Israel, e era realizada no oitavo dia de vida do menino. No entanto, a lei judaica proibia qualquer trabalho no sábado, o que incluía a circuncisão. Jesus estava criticando os fariseus por colocarem a lei acima do amor e da misericórdia, e por se apegarem a tradições sem entender o seu verdadeiro significado.

A circuncisão era um sinal externo de uma aliança interna com Deus, e não deveria ser usada como uma forma de justificação ou superioridade religiosa. Jesus estava mostrando que a verdadeira circuncisão era a do coração, ou seja, a renúncia ao pecado e a entrega a Deus.

A história de João 7:22 é um lembrete para nós de que as tradições religiosas não devem ser colocadas acima do amor e da misericórdia. Devemos buscar entender o verdadeiro significado das práticas religiosas e usá-las como uma forma de nos aproximarmos de Deus, e não como uma forma de nos separarmos dos outros. A verdadeira circuncisão é a do coração, e devemos buscar sempre nos renovar espiritualmente, para que possamos viver em comunhão com Deus e com o próximo.

Versões

22

Moisés lhes deu a circuncisão— se bem que ela não vem de Moisés, mas dos patriarcas—, e vocês fazem a circuncisão de um menino até mesmo no sábado.

22

Vocês circuncidam um menino até no sábado porque Moisés mandou fazer isso. Mas a verdade é que a circuncisão não começou com Moisés, mas com os patriarcas .