João 7:34

34

Vocês procurarão por mim, mas não me encontrarão; onde eu estou, vocês não podem vir".

Significado do Versículo

Os judeus que estavam tentando capturar Jesus estavam procurando por ele.

Eles não poderiam encontrá-lo porque Jesus estava prestes a partir para o Pai.

Jesus estava se referindo ao céu, onde ele iria depois de sua morte e ressurreição.

Os judeus que estavam procurando por ele não poderiam ir para onde Jesus estava.

Jesus estava falando com os judeus durante a Festa dos Tabernáculos.

Jesus disse isso para indicar que ele não estaria mais presente fisicamente entre eles por muito tempo.

Jesus estava falando figurativamente, indicando que ele estava prestes a partir para o céu.

O significado espiritual dessa declaração é que Jesus é o caminho para o Pai e que, para estar com ele, devemos seguir seus ensinamentos e crer nele como nosso Salvador.

Explicação de João 7:34

A Profecia do Messias Inalcançável

Em um momento de grande agitação política e religiosa, um homem chamado Jesus de Nazaré caminhava pelas ruas de Jerusalém. Ele era conhecido por seus ensinamentos revolucionários e por seus milagres, que atraíam multidões de seguidores. Mas também era odiado por muitos líderes religiosos, que viam nele uma ameaça ao seu poder e influência. Foi nesse contexto que Jesus proferiu uma das suas mais enigmáticas profecias, registrada no Evangelho de João, capítulo 7, versículo 34: "Vocês procurarão por mim, mas não me encontrarão; onde eu estou, vocês não podem vir".

Essas palavras parecem contraditórias à primeira vista. Como alguém pode ser procurado e não encontrado ao mesmo tempo? E como pode estar em um lugar inacessível aos seus perseguidores? Mas, para entender o significado dessa profecia, é preciso conhecer o contexto histórico e teológico em que ela foi proferida.

Jesus estava se referindo à sua morte e ressurreição, que aconteceriam em breve. Ele sabia que seria perseguido e preso pelas autoridades religiosas e políticas, e que seria condenado à morte. Mas também sabia que sua morte não seria o fim da sua missão. Ele ressuscitaria dos mortos e subiria aos céus, para estar com o Pai. E é nesse sentido que ele diz aos seus perseguidores que eles não poderão encontrá-lo, nem segui-lo para onde ele vai.

Essa profecia também tem um significado teológico profundo. Jesus estava afirmando que ele era o Messias prometido pelos profetas do Antigo Testamento, mas que não seria um Messias terreno, que governaria Israel e libertaria o povo judeu do domínio romano. Ele seria um Messias espiritual, que inauguraria um novo reino de Deus, aberto a todos os povos e nações. E esse reino não seria alcançável pelos meios humanos, mas apenas pela fé e pela graça divina.

Essa mensagem era radical e revolucionária para os ouvintes de Jesus, que esperavam um Messias político e militar. Mas para os que creram nele, essa profecia se tornou uma fonte de esperança e consolo. E até hoje, ela nos lembra que o reino de Deus não é deste mundo, e que devemos buscar a Deus não pelos nossos próprios méritos, mas pela fé em Jesus Cristo, o Messias inalcançável.

Versões

34

Vocês irão me procurar, mas não me acharão; vocês também não podem ir para onde eu estou.

34

Vocês vão me procurar e não vão me achar, pois não podem ir para onde eu vou.