Jonas 4:6

6

Então o Senhor Deus fez crescer uma planta sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e livrá-lo do calor, e Jonas ficou muito alegre.

Significado do Versículo

Jonas 4:6 faz parte do relato final do livro de Jonas, que narra a reação de Jonas à misericórdia de Deus para com os ninivitas.

A planta que cresceu sobre Jonas é descrita como uma planta que dá sombra à sua cabeça e o livra do calor. Não há informações adicionais sobre a espécie da planta.

Jonas ficou muito alegre com a planta porque ela lhe proporcionou conforto e alívio do calor escaldante.

A planta serve como um contraste com a atitude de Jonas em relação à misericórdia de Deus. Enquanto a planta lhe traz alegria, Jonas não consegue se alegrar com a salvação dos ninivitas.

Deus fez a planta crescer sobre Jonas como um ato de misericórdia e cuidado para com ele, mesmo que Jonas não merecesse.

A planta é um exemplo da misericórdia de Deus, que se preocupa com as necessidades de seus filhos, mesmo quando eles não reconhecem sua bondade.

Deus destruiu a planta para ensinar a Jonas uma lição sobre a importância da misericórdia e do amor para com os outros.

A história da planta nos ensina que devemos valorizar a misericórdia e o amor de Deus em nossas vidas e compartilhar essas bênçãos com os outros.

A história da planta se relaciona com a mensagem geral do livro de Jonas, que é a misericórdia de Deus para com os pecadores e a importância de obedecer à sua vontade.

A história da planta nos lembra da bondade de Deus para conosco e nos desafia a sermos mais misericordiosos e amorosos para com os outros.

Explicação de Jonas 4:6

A planta que trouxe alegria a Jonas

Jonas, um profeta de Deus, havia sido enviado para pregar em Nínive, uma cidade pagã que estava em pecado. Mas, em vez de obedecer a Deus, Jonas fugiu para Társis. No caminho, uma grande tempestade ameaçou afundar o navio em que ele estava. Jonas admitiu que era o culpado e pediu para ser jogado ao mar. Então, Deus enviou um grande peixe para engoli-lo e salvá-lo da morte.

Depois de três dias no ventre do peixe, Jonas se arrependeu e orou a Deus. Então, o peixe o vomitou na praia. Deus ordenou novamente que Jonas fosse a Nínive pregar a mensagem de arrependimento. Dessa vez, ele obedeceu e a cidade se converteu.

Mas, mesmo depois de ver o poder de Deus em ação, Jonas ainda estava insatisfeito. Ele se sentou em um lugar afastado da cidade e esperou para ver o que aconteceria. Deus fez crescer uma planta sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e livrá-lo do calor. Jonas ficou muito alegre com a planta.

No entanto, no dia seguinte, Deus enviou um verme que atacou a planta e ela morreu. Então, Deus enviou um vento quente e forte sobre Jonas, que ficou tão desconfortável que chegou a desejar a morte. Deus perguntou a Jonas se ele tinha o direito de ficar tão irritado com a morte da planta, que ele não havia plantado nem cuidado, mas que tinha crescido em uma noite e morrido em outra.

O significado desse versículo é que Deus se preocupa com todas as criaturas, até mesmo com as plantas. Ele pode usar qualquer coisa para ensinar uma lição aos seus filhos. Jonas aprendeu que não devia se preocupar com coisas passageiras, mas com a salvação das almas. Ele também aprendeu que Deus é misericordioso e compassivo, e que perdoa até mesmo os piores pecadores.

Em resumo, a história de Jonas 4:6 mostra como Deus pode usar uma planta para ensinar uma lição a um profeta teimoso. A planta trouxe alegria a Jonas, mas também o fez perceber que ele estava mais preocupado com seu próprio conforto do que com a salvação dos outros. Deus usou a morte da planta para mostrar a Jonas que ele deveria se preocupar mais com as almas perdidas do que com coisas temporárias.

Versões

6

Então o Senhor Deus fez crescer uma planta por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu desconforto. E Jonas ficou muito contente por causa da planta.

6

Então o Senhor Deus fez crescer uma planta por cima de Jonas, para lhe dar um pouco de sombra, de modo que ele se sentisse mais confortável. E Jonas ficou muito satisfeito com a planta.