Josué 1:1

1

Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:

Significado do Versículo

O protagonista da passagem bíblica de Josué 1:1 é Josué, filho de Num.

Antes de Deus falar com Josué, Moisés, servo do Senhor, havia morrido.

Josué era auxiliar de Moisés.

Deus disse a Josué que ele seria o líder do povo de Israel e que deveria levar o povo à terra prometida.

A missão de Josué era liderar o povo de Israel e levá-los à terra prometida.

Moisés não pôde cumprir a missão de levar o povo à terra prometida porque ele havia desobedecido a Deus.

Josué foi um líder importante na história de Israel, pois liderou o povo na conquista da terra prometida.

A função de Josué como auxiliar de Moisés era ajudá-lo em suas tarefas e ser seu sucessor.

Josué reagiu à mensagem de Deus com obediência e coragem.

A mensagem principal da passagem bíblica de Josué 1:1 é que Deus escolhe líderes para cumprir sua vontade e que devemos confiar em Deus para cumprir nossas missões.

Explicação de Josué 1:1

A sucessão de Moisés: a palavra de Deus a Josué

Após a morte de Moisés, o líder que guiou o povo de Israel durante quarenta anos pelo deserto, o Senhor falou com Josué, seu auxiliar e sucessor. Josué era filho de Num, um dos doze espiões enviados por Moisés para explorar a terra de Canaã. Ele foi escolhido por Deus para liderar o povo na conquista da terra prometida, que havia sido prometida a Abraão, Isaque e Jacó.

Deus disse a Josué que ele seria o novo líder de Israel e que deveria preparar o povo para entrar na terra de Canaã. Ele prometeu a Josué que estaria com ele assim como esteve com Moisés, e que não o deixaria nem o abandonaria. Deus também disse a Josué que a terra que estava prestes a conquistar seria dele e de seu povo, e que ninguém seria capaz de resistir a eles.

Josué recebeu a tarefa de liderar o povo de Israel na conquista da terra de Canaã, que estava habitada por várias nações inimigas. Ele foi instruído a ser forte e corajoso, a não ter medo nem desanimar, pois o Senhor estaria com ele onde quer que fosse. Josué deveria seguir fielmente a lei que Moisés havia dado a Israel e meditar nela dia e noite, para que pudesse agir com sabedoria e sucesso.

Josué então convocou os líderes do povo e lhes disse que Deus havia prometido a eles a terra de Canaã e que eles deveriam se preparar para conquistá-la. Ele os encorajou a serem fortes e corajosos, assim como Deus havia ordenado a ele. O povo respondeu que estaria com Josué em tudo o que ele ordenasse, e que Deus estaria com ele assim como esteve com Moisés.

Assim, Josué liderou o povo de Israel na conquista da terra de Canaã, seguindo fielmente a lei de Deus e confiando em sua promessa de estar com ele. Ele enfrentou muitas batalhas e desafios, mas nunca desistiu nem perdeu a confiança em Deus. No final, ele cumpriu a missão que Deus lhe havia dado, e o povo de Israel finalmente habitou a terra que lhes havia sido prometida.

O versículo Josué 1:1 é uma das passagens mais importantes da Bíblia, pois marca o início de uma nova era na história de Israel. Ele mostra como Deus escolheu um novo líder para guiar seu povo e como Josué obedeceu fielmente a sua vontade. A história de Josué é uma inspiração para todos nós, pois nos ensina a confiar em Deus em todas as situações e a seguir fielmente sua vontade.

Versões

1

Depois que Moisés, servo do Senhor , morreu, o Senhor falou a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés, dizendo:

1

Depois que Moisés, servo do Senhor , morreu, Deus disse ao ajudante de Moisés, chamado Josué, filho de Num: