Josué 9:13

13

Estas vasilhas de couro que enchemos de vinho eram novas, mas agora estão rachadas. E as nossas roupas e sandálias estão gastas por causa da longa viagem".

Significado do Versículo

Os gibeonitas mentiram para evitar serem mortos pelos israelitas, que estavam conquistando a terra prometida.

Josué confiou na aparência dos gibeonitas e não consultou a Deus antes de fazer um acordo com eles.

Os israelitas não perceberam que os gibeonitas eram vizinhos porque estavam focados em conquistar a terra prometida.

Os gibeonitas usaram roupas e sandálias gastas para enganar os israelitas porque queriam parecer que vinham de longe.

Os israelitas não examinaram as vasilhas de couro porque confiaram na aparência dos gibeonitas.

Deus permitiu que os israelitas fossem enganados pelos gibeonitas como uma punição por não consultarem a Ele antes de fazer um acordo.

Os israelitas não mataram os gibeonitas depois de descobrir a mentira porque haviam feito um acordo com eles em nome do Senhor.

Os gibeonitas se tornaram servos dos israelitas em vez de serem mortos porque Josué cumpriu o acordo feito em nome do Senhor.

Os israelitas tiveram que cumprir o acordo com os gibeonitas mesmo depois de descobrir a mentira porque haviam feito um juramento em nome do Senhor.

Josué amaldiçoou os gibeonitas em vez de perdoá-los porque haviam enganado os israelitas em nome do Senhor.

Explicação de Josué 9:13

A história por trás da frase "Estas vasilhas de couro que enchemos de vinho eram novas, mas agora estão rachadas. E as nossas roupas e sandálias estão gastas por causa da longa viagem" é uma das mais curiosas do Antigo Testamento. Ela se passa durante a conquista de Canaã pelos israelitas, liderados por Josué, após a morte de Moisés.

Josué e seu exército já haviam conquistado Jericó e Ai, duas importantes cidades da região, quando receberam a visita de um grupo de homens que se apresentaram como embaixadores de um povo distante, chamado Gibeão. Eles disseram que haviam ouvido falar das vitórias dos israelitas e que queriam fazer um acordo de paz com eles.

Josué e seus líderes concordaram em fazer um tratado com os gibeonitas, sem consultar Deus ou investigar a fundo a história deles. Eles fizeram um juramento em nome do Senhor de que não os matariam, mas os deixariam viver em paz e segurança. Os gibeonitas, por sua vez, prometeram ser servos dos israelitas e ajudá-los em tudo o que precisassem.

Porém, três dias depois da assinatura do tratado, Josué descobriu que os gibeonitas haviam mentido. Eles não eram de fato um povo distante, mas vizinhos de Canaã, e haviam se disfarçado para evitar serem conquistados pelos israelitas. Josué ficou furioso com a traição, mas não podia quebrar o juramento que havia feito em nome de Deus.

Então, ele decidiu punir os gibeonitas de outra forma. Ele os fez cortadores de lenha e carregadores de água para o Tabernáculo, o santuário móvel dos israelitas. Eles teriam que servir aos israelitas pelo resto de suas vidas, como uma espécie de escravos.

Foi nesse contexto que os gibeonitas fizeram a declaração que se tornou famosa. Eles disseram que suas vasilhas de couro, que antes estavam cheias de vinho, agora estavam rachadas e suas roupas e sandálias estavam gastas por causa da longa viagem que haviam feito para enganar os israelitas. Eles pediram a Josué que tivesse misericórdia deles e não os tratasse com dureza.

Josué, que já havia decidido poupar a vida dos gibeonitas, concordou em não matá-los. Ele os deixou viver e cumprir sua pena de servidão, como havia prometido. A partir daí, os gibeonitas se tornaram parte do povo de Israel e ajudaram em muitas batalhas e trabalhos.

A história de Josué e os gibeonitas é uma das mais intrigantes e surpreendentes do Antigo Testamento. Ela mostra como a falta de discernimento e a pressa em fazer acordos podem levar a consequências imprevisíveis e difíceis de lidar. Ela também mostra como a misericórdia e o perdão podem ser mais poderosos do que a vingança e a punição.

Versões

13

Estes odres eram novos quando os enchemos de vinho, mas agora já estão rasgados. E estas nossas roupas e estas nossas sandálias já envelheceram, por causa da longa viagem."

13

Quando enchemos de vinho estes odres, eles eram novos. Mas vejam! Agora estão rasgados. As nossas roupas e as nossas sandálias estão gastas por causa da longa viagem que fizemos.