Josué 9:22

22

Então Josué convocou os gibeonitas e disse: "Por que vocês nos enganaram dizendo que viviam muito longe de nós, quando na verdade vivem perto?

Significado do Versículo

Os gibeonitas eram um povo cananeu que vivia na região de Gibeão.

Os gibeonitas queriam evitar serem mortos pelos israelitas, que estavam conquistando a terra prometida.

Os gibeonitas se disfarçaram de viajantes de longe e apresentaram-se aos israelitas com pães velhos, roupas rasgadas e sandálias gastas.

Josué convocou os gibeonitas para questioná-los sobre o engano.

Josué perguntou por que os gibeonitas os haviam enganado.

Os gibeonitas responderam que haviam feito isso porque temiam a Deus e sabiam que ele havia dado a terra prometida aos israelitas.

Os israelitas fizeram um acordo com os gibeonitas, permitindo que eles vivessem entre eles como servos.

Os israelitas não mataram os gibeonitas porque haviam feito um juramento em nome do Senhor.

Os gibeonitas se tornaram servos dos israelitas e trabalharam para eles.

A passagem mostra a importância de ser fiel à palavra dada e de confiar em Deus em todas as situações. Também destaca a misericórdia de Deus em relação aos que se arrependem e buscam a sua graça.

Explicação de Josué 9:22

A história da aliança enganosa entre Josué e os gibeonitas

Quando Josué liderava os filhos de Israel em sua jornada para conquistar a Terra Prometida, ele sabia que enfrentaria muitos desafios. Uma das maiores preocupações de Josué era a possibilidade de alianças enganosas com os povos cananeus, que poderiam levar Israel a desobedecer a Deus e sofrer as consequências. Foi exatamente isso que aconteceu quando os gibeonitas se aproximaram de Josué com uma proposta aparentemente sincera.

Os gibeonitas eram habitantes de uma cidade próxima chamada Gibeão, que temiam a força militar de Israel. Eles decidiram enganar Josué e os líderes de Israel, fingindo ser viajantes de uma terra distante que queriam fazer uma aliança com Israel. Eles se vestiram com roupas velhas e rasgadas, levaram pão seco e vinho velho, e disseram a Josué que haviam viajado de muito longe para fazer um acordo.

Josué e os líderes de Israel foram enganados pelo disfarce dos gibeonitas e fizeram um acordo com eles sem consultar a Deus. Eles juraram que não lhes fariam mal e que os deixariam viver em paz. Quando descobriram que haviam sido enganados, Josué ficou furioso com os líderes de Israel por não terem consultado a Deus antes de fazer o acordo.

No versículo 22 de Josué 9, Josué convocou os gibeonitas e os confrontou com sua mentira: "Por que vocês nos enganaram dizendo que viviam muito longe de nós, quando na verdade vivem perto?". Os gibeonitas admitiram que haviam enganado Israel, mas disseram que haviam feito isso porque temiam pela vida. Josué decidiu manter o acordo com os gibeonitas, mas os condenou a serem servos de Israel para sempre.

A história de Josué e os gibeonitas é um lembrete de que a desobediência a Deus pode levar a consequências graves. Josué e os líderes de Israel foram enganados porque não consultaram a Deus antes de fazer o acordo. Eles aprenderam a lição da maneira mais difícil, mas ainda assim mantiveram sua palavra com os gibeonitas. A história também mostra que Deus pode usar até mesmo as situações mais difíceis para cumprir seus propósitos. Os gibeonitas se tornaram servos de Israel, mas também se tornaram parte do povo escolhido de Deus e foram abençoados por isso.

Versões

22

Josué chamou os gibeonitas e lhes disse: — Por que vocês nos enganaram, dizendo que moravam bem longe de nós, quando na verdade moram aqui perto?

22

Então Josué chamou os gibeonitas e perguntou: — Por que vocês nos enganaram, afirmando que vinham de longe, quando vivem aqui mesmo?