Judas 1:15

15

para julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele".

Significado do Versículo

O autor da carta de Judas é Judas, um servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago.

O termo "todos" se refere a todos os ímpios que se opõem a Deus e à sua vontade.

"Julgar" significa condenar ou pronunciar um veredicto, enquanto "convencer" significa persuadir ou mostrar a verdade.

Os "ímpios" são aqueles que vivem em desobediência a Deus e à sua vontade.

Os "atos de impiedade" são todas as ações que vão contra os mandamentos e a vontade de Deus.

As "palavras insolentes" são as blasfêmias e insultos proferidos pelos pecadores ímpios contra Deus.

O propósito de julgar e convencer os ímpios é mostrar-lhes a verdade sobre suas ações e palavras, a fim de que se arrependam e se voltem para Deus.

Isso se relaciona com o julgamento final, quando todos serão julgados de acordo com suas ações e palavras.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, reconhecendo nossos próprios pecados e buscando a verdade de Deus em nossas vidas.

A mensagem geral da carta de Judas é a importância de permanecer fiel a Deus e resistir às influências do mal e da falsidade.

Explicação de Judas 1:15

A profecia sobre o julgamento dos ímpios e suas palavras insolentes

Desde o início dos tempos, a humanidade tem lutado contra o bem e o mal. Aqueles que escolhem seguir o caminho da maldade, muitas vezes se tornam arrogantes e insolentes, zombando daqueles que escolhem seguir a retidão. Mas há uma profecia antiga que fala sobre um julgamento final para todos os ímpios e suas palavras insolentes. Essa profecia é encontrada em Judas 1:15.

O livro de Judas é uma carta escrita por um dos irmãos de Jesus, que se identifica como Judas. Ele escreve para encorajar os cristãos a permanecerem firmes na fé e a lutar contra aqueles que tentam corrompê-los. No versículo 15, Judas cita uma profecia de Enoque, um personagem do Antigo Testamento que é mencionado brevemente em Gênesis.

A profecia de Enoque fala sobre um julgamento final para todos os ímpios. Enoque diz que Deus virá com milhares de seus santos para julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele. Em outras palavras, todos aqueles que escolheram seguir o caminho da maldade serão julgados e condenados por suas ações e palavras.

A profecia de Enoque é uma mensagem de esperança para os cristãos. Ela mostra que, mesmo que pareça que o mal está vencendo, Deus está no controle e um dia todos serão julgados. Isso deve encorajar os cristãos a permanecerem firmes na fé e a lutar contra aqueles que tentam corrompê-los.

A história por trás da profecia de Enoque é um pouco obscura. Enoque é um personagem do Antigo Testamento que é mencionado brevemente em Gênesis. Ele é descrito como um homem que andou com Deus e foi levado ao céu sem morrer. Enoque também é mencionado em outras fontes antigas, incluindo o Livro de Enoque, um texto apócrifo que não faz parte da Bíblia.

O Livro de Enoque é uma coleção de escritos atribuídos a Enoque e outros personagens bíblicos. Ele contém muitas histórias e profecias que não são encontradas na Bíblia. A profecia citada por Judas em seu livro é encontrada no Livro de Enoque.

A profecia de Enoque é uma mensagem poderosa para os cristãos. Ela mostra que Deus é justo e que um dia todos serão julgados por suas ações e palavras. Isso deve encorajar os cristãos a permanecerem firmes na fé e a lutar contra aqueles que tentam corrompê-los.

Versões

15

para exercer juízo contra todos e para convencer todos os ímpios a respeito de todas as obras ímpias que praticaram e a respeito de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele."

15

para julgar todos. Ele virá a fim de condenar todos os que não querem saber de Deus, por causa de todas as más ações que praticaram e por causa de todas as palavras terríveis que esses pecadores incrédulos disseram contra Deus!”