Lucas 23:34

34

Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.

Significado do Versículo

Os soldados romanos que estavam encarregados da crucificação de Jesus.

Jesus pediu perdão porque ele acreditava que aqueles que o crucificavam não entendiam a gravidade do que estavam fazendo.

A frase significa que os soldados não tinham consciência da verdadeira natureza de seus atos e das consequências de suas ações.

Jesus estava demonstrando sua compaixão e amor por seus inimigos, mesmo em meio a sua própria dor e sofrimento.

Os soldados decidiram dividir as roupas de Jesus como uma forma de se apropriar de seus pertences e reforçar sua autoridade sobre ele.

A divisão das roupas de Jesus simboliza a completa humilhação e despojamento de sua humanidade.

Essa passagem destaca a importância do perdão e da compaixão em relação aos nossos inimigos, mesmo em situações extremas.

Para os cristãos, essa oração de Jesus é um exemplo de amor e compaixão incondicionais, que devemos seguir em nossas próprias vidas.

Essa passagem nos inspira a perdoar aqueles que nos ofendem, mesmo quando parece impossível, e a demonstrar amor e compaixão em todas as situações.

Explicação de Lucas 23:34

A história do pedido de perdão de Jesus na cruz

Naquele dia, o sol estava escaldante e o povo estava agitado. Jesus, o filho de Deus, estava sendo levado para ser crucificado. Ele carregava a cruz pesada nas costas e o peso da humanidade em seu coração. Ao chegar no local da crucificação, os soldados romanos começaram a preparar tudo para a execução. Jesus foi pregado na cruz e levantado para que todos pudessem vê-lo.

Enquanto isso, a multidão zombava e caçoava dele. Alguns jogavam pedras, outros cuspiam em seu rosto. Os soldados, por sua vez, dividiam as roupas de Jesus entre si, tirando sortes para ver quem ficaria com o que.

Mas, em meio a todo aquele caos e dor, Jesus não se deixou abater. Ele olhou para o céu e clamou ao Pai: "Perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". Mesmo em sua agonia, Jesus não guardou rancor ou ódio em seu coração. Ele sabia que aqueles que o crucificavam não entendiam a verdadeira dimensão de seus atos.

O pedido de perdão de Jesus foi um ato de amor e misericórdia. Ele sabia que a humanidade estava perdida e precisava de redenção. Mesmo sendo inocente, ele se entregou à morte para que todos nós pudéssemos ser salvos.

E assim, Jesus permaneceu na cruz por horas, sofrendo e lutando contra a morte. Mas, mesmo em seus últimos momentos de vida, ele não deixou de pensar nos outros. Ele se preocupou com sua mãe, que estava ali ao pé da cruz, e pediu que João a cuidasse. Ele também se preocupou com o ladrão que estava sendo crucificado ao seu lado e prometeu que ele estaria com ele no paraíso.

Finalmente, após horas de sofrimento, Jesus entregou seu espírito ao Pai. Mas sua mensagem de amor e perdão permaneceu viva e forte. Até hoje, o pedido de perdão de Jesus na cruz é lembrado como um exemplo de amor incondicional e misericórdia divina.

Versões

34

Mas Jesus dizia: — Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, para repartir as roupas dele, lançaram sortes.

34

[Então Jesus disse: — Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo.] Em seguida, tirando a sorte com dados, os soldados repartiram entre si as roupas de Jesus.