Marcos 5:15

15

Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo.

Significado do Versículo

O homem possesso pela legião de demônios não é identificado pelo nome, mas é descrito como alguém que vivia nos sepulcros e que ninguém conseguia prendê-lo.

"Legião" era uma unidade militar romana composta por cerca de 6.000 soldados. No contexto bíblico, a expressão "legião de demônios" é usada para descrever uma grande quantidade de espíritos malignos que possuíam o homem.

Jesus expulsou os demônios do homem usando sua autoridade divina. Ele ordenou que os demônios saíssem do homem e eles obedeceram.

Os demônios pediram para entrar nos porcos provavelmente porque queriam continuar causando destruição e morte. Os porcos se jogaram no mar e morreram.

Os moradores da região ficaram com medo e pediram para Jesus sair dali.

Os moradores pediram para Jesus sair da região porque estavam com medo do poder divino que ele demonstrou ao curar o homem possesso.

O homem possesso se sentiu curado e em perfeito juízo depois de Jesus expulsar os demônios dele.

As pessoas ficaram com medo ao ver o homem curado porque testemunharam um milagre divino e perceberam que Jesus tinha poder sobre os espíritos malignos.

A cura do homem possesso mostra o poder divino de Jesus sobre os espíritos malignos e a importância da fé em Deus para superar os problemas da vida.

Podemos aprender com essa história que Jesus tem poder sobre todas as coisas, inclusive sobre os espíritos malignos, e que devemos confiar nele em todas as circunstâncias da vida.

Explicação de Marcos 5:15

A história do homem possesso que encontrou Jesus e foi curado

Em uma pequena cidade da Galileia, havia um homem que sofria com a possessão de demônios. Ele vivia nas cavernas, gritando e se mutilando, aterrorizando todos que passavam por ali. As pessoas da cidade tentavam prendê-lo com correntes, mas ele sempre as quebrava com sua força sobrenatural. Ninguém sabia o que fazer com ele.

Um dia, o homem ouviu falar de um homem chamado Jesus, que estava curando os doentes e expulsando demônios. Ele decidiu ir até onde Jesus estava, mesmo que isso significasse atravessar um lago. Quando chegou do outro lado, ele viu Jesus e correu em sua direção, gritando.

Os demônios que possuíam o homem reconheceram Jesus e começaram a suplicar para que ele não os expulsasse dali. Jesus, então, perguntou o nome dos demônios, e eles responderam que eram muitos, formando uma legião.

Jesus ordenou que os demônios saíssem do homem e entrassem em um grupo de porcos que pastavam ali perto. Os porcos, então, se jogaram no lago e se afogaram. Os pastores que cuidavam dos porcos ficaram assustados e foram contar para as pessoas da cidade o que havia acontecido.

Quando as pessoas chegaram ao local, viram o homem que antes estava possesso, sentado e vestido, em perfeito juízo. Elas ficaram com medo e pediram para Jesus deixar a cidade. O homem que havia sido curado pediu para ir com Jesus, mas ele o mandou voltar para casa e contar para todos o que havia acontecido.

O homem obedeceu e começou a pregar em todas as sinagogas da região sobre o poder de Jesus. As pessoas ficavam maravilhadas com sua história e muitos se converteram ao cristianismo.

Essa história é um exemplo do poder de Jesus em curar e libertar as pessoas da opressão do mal. Ela também mostra como as pessoas podem ter medo do desconhecido e preferir se afastar daquilo que não compreendem. Mas, mesmo assim, o homem que havia sido curado não deixou que o medo das pessoas o impedisse de compartilhar sua história e testemunho sobre Jesus.

Versões

15

Aproximando-se de Jesus, viram o endemoniado, o que antes estava dominado pela legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram.

15

Quando chegaram perto de Jesus, viram o homem que antes estava dominado por demônios; e ficaram espantados porque ele estava sentado, vestido e no seu perfeito juízo.