Mateus 11:4

4

Jesus respondeu: "Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo:

Significado do Versículo

João Batista.

Jesus respondeu: "Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo".

A mensagem era sobre as obras que Jesus estava realizando, como curar os doentes, ressuscitar os mortos e pregar o evangelho aos pobres.

Jesus queria que João soubesse que ele era o Messias prometido.

João ficou satisfeito ao ouvir a mensagem e continuou a pregar sobre Jesus.

João esperava que Jesus fosse um líder político que libertaria Israel do domínio romano.

Jesus explicou que seu reino não era deste mundo e que ele veio para salvar as almas das pessoas.

Jesus queria que as pessoas entendessem que ele era o Messias prometido e que veio para cumprir as Escrituras.

As pessoas ficaram impressionadas com as obras de Jesus e começaram a segui-lo.

Essa passagem é importante porque mostra a confirmação de Jesus como o Messias e a importância de pregar o evangelho às pessoas.

Explicação de Mateus 11:4

A resposta de Jesus aos discípulos de João Batista: um chamado ao testemunho

João Batista, o profeta do deserto, havia sido preso por Herodes Antipas por denunciar publicamente o adultério do governante com Herodias, esposa de seu irmão. Enquanto João aguardava julgamento na prisão, ouviu falar das obras de Jesus de Nazaré, que curava doentes, expulsava demônios e ensinava com autoridade. Então, João enviou dois de seus discípulos para perguntar a Jesus: "És tu aquele que havia de vir ou devemos esperar outro?" (Mateus 11:3).

Jesus respondeu aos discípulos de João com uma mensagem clara e direta: "Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo". Com essas palavras, Jesus não apenas confirmou sua identidade messiânica, mas também chamou seus seguidores a serem testemunhas de suas obras e palavras.

Os discípulos de João obedeceram prontamente ao chamado de Jesus e voltaram à prisão para contar a seu mestre o que haviam visto e ouvido. Eles testemunharam que Jesus curou muitos doentes, cegos, coxos, surdos e leprosos, e que até mesmo os mortos foram ressuscitados. Eles também relataram que Jesus pregou o evangelho aos pobres, proclamando a chegada do reino de Deus e convidando todos a se arrependerem e crerem em seu nome.

Essa resposta de Jesus aos discípulos de João não foi apenas uma confirmação de sua identidade messiânica, mas também um chamado para que seus seguidores sejam testemunhas de suas obras e palavras. Jesus não chamou apenas os doze apóstolos, mas todos aqueles que acreditam nele, para serem seus embaixadores no mundo. Ele disse: "Vocês são a luz do mundo... deixem que a luz de vocês brilhe diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus" (Mateus 5:14,16).

Portanto, a resposta de Jesus aos discípulos de João é um lembrete para todos nós de que somos chamados a ser testemunhas de suas obras e palavras. Devemos proclamar o evangelho com nossas palavras e nossas ações, curando os doentes, alimentando os famintos, acolhendo os estrangeiros e os pobres, e amando nossos inimigos. Devemos ser a luz do mundo, refletindo a luz de Cristo em tudo o que fazemos, para que outros possam ver nossas boas obras e glorificar a Deus.

Versões

4

Então Jesus lhes respondeu: — Voltem e anunciem a João o que estão ouvindo e vendo:

4

Jesus respondeu: — Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo.