Mateus 20:5

5

E eles foram. "Saindo outra vez, por volta do meio dia e das três horas da tarde e nona, fez a mesma coisa.

Significado do Versículo

Os trabalhadores foram trabalhar na vinha.

Jesus fez a mesma coisa três vezes.

Jesus saiu novamente por volta do meio dia, das três horas da tarde e da nona hora.

"Nona" se refere ao período das 15h às 18h.

Jesus estava contratando trabalhadores para a sua vinha.

Jesus repetiu a mesma coisa várias vezes para mostrar que a graça de Deus é para todos, não importa quando você aceita.

O contexto dessa passagem bíblica é a parábola dos trabalhadores na vinha.

Podemos aprender que Deus é justo e misericordioso, e que a salvação é para todos que aceitam Jesus como seu salvador.

Essa história nos lembra que nunca é tarde demais para aceitar a graça de Deus e que devemos estar sempre prontos para trabalhar na sua vinha.

A mensagem principal dessa passagem bíblica é que Deus é justo e misericordioso, e que a salvação é para todos que aceitam Jesus como seu salvador, independentemente de quando o fazem.

Explicação de Mateus 20:5

A espera dos trabalhadores: a história por trás de Mateus 20:5

No Evangelho de Mateus, encontramos a história de um proprietário de uma vinha que precisava de trabalhadores para a sua colheita. Ele saiu cedo pela manhã e contratou alguns homens para trabalharem em sua vinha por um denário. Mais tarde, por volta do meio dia, ele saiu novamente e encontrou outros homens ociosos na praça e os contratou para trabalharem em sua vinha. Ele fez o mesmo no meio da tarde e novamente no final do dia.

Quando chegou a hora de pagar os trabalhadores, ele começou pelos que foram contratados por último e lhes deu um denário. Os trabalhadores que foram contratados cedo pela manhã viram isso e esperavam receber mais, mas também receberam um denário. Eles começaram a reclamar, dizendo que haviam trabalhado mais horas e mereciam mais dinheiro.

O proprietário da vinha respondeu: "Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste tu comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti. Ou não me é permitido fazer o que quero com o que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?".

Essa história é uma parábola que Jesus contou para ensinar sobre a generosidade de Deus e a igualdade entre as pessoas. Ele estava mostrando que Deus não faz acepção de pessoas e que todos têm o mesmo valor diante dele, independentemente de quando foram chamados para servi-lo.

O versículo em questão, Mateus 20:5, é uma simples referência ao fato de que o proprietário da vinha saiu novamente em busca de trabalhadores no meio do dia e no final da tarde. Ele não estava preocupado com o horário em que contratou as pessoas, mas sim em dar a todos a oportunidade de trabalhar e receber um salário justo.

Essa história é um lembrete para nós de que devemos ser gratos pelo que temos e não invejar os outros por terem mais. Deus nos ama igualmente e nos dá as mesmas oportunidades de servi-lo e receber suas bênçãos. Podemos confiar em sua justiça e generosidade, sabendo que ele sempre fará o que é certo e bom para nós.

Versões

5

Eles foram. Tendo saído de novo, perto do meio-dia e às três horas da tarde, fez a mesma coisa.

5

— E eles foram. Ao meio-dia e às três horas da tarde o dono da plantação fez a mesma coisa com outros trabalhadores.