Mateus 24:11

11

e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.

Significado do Versículo

Falsos profetas são pessoas que afirmam ser profetas de Deus, mas que na verdade não são.

Eles surgirão porque a humanidade está propensa a seguir líderes religiosos e espirituais.

Eles enganarão as pessoas com falsas doutrinas, ensinamentos e milagres.

Os "muitos" são aqueles que são facilmente enganados e não têm discernimento espiritual.

Podemos identificar um falso profeta pela sua mensagem, suas ações e pelo fruto que ele produz.

O propósito desses falsos profetas é ganhar poder, dinheiro e influência sobre as pessoas.

Devemos nos proteger do engano desses falsos profetas através do estudo da Bíblia, oração e discernimento espiritual.

A Bíblia adverte sobre os falsos profetas e ensina que devemos testar tudo e reter o que é bom.

A igreja deve lidar com os falsos profetas através da disciplina e da exortação.

A consequência de seguir um falso profeta é a perda da salvação e a condenação eterna.

Explicação de Mateus 24:11

A Profecia Sobre os Falsos Profetas que Enganarão Muitos

Em Mateus 24:11, Jesus alerta sobre a vinda de falsos profetas que surgirão e enganarão muitas pessoas. Essa passagem é parte de um discurso que Jesus fez aos seus discípulos sobre o fim dos tempos e a sua segunda vinda. Ele descreveu sinais que precederiam o fim, como guerras, fomes, terremotos e perseguições aos cristãos. E então, ele advertiu sobre a presença de falsos profetas que enganariam muitos.

A história da referência bíblica começa com Jesus sentado no Monte das Oliveiras com seus discípulos. Eles haviam acabado de sair do templo em Jerusalém, onde Jesus havia feito uma série de ensinamentos e confrontado os líderes religiosos. Os discípulos ficaram impressionados com a grandiosidade do templo e Jesus lhes disse que não ficaria pedra sobre pedra, pois tudo seria destruído.

Os discípulos então perguntaram a Jesus sobre o sinal da sua vinda e do fim dos tempos. Jesus respondeu com um discurso que abrange todo o capítulo 24 de Mateus. Ele falou sobre guerras, fomes, terremotos e perseguições, e disse que esses seriam apenas o começo das dores. Ele também alertou sobre falsos profetas que surgiriam e enganariam muitas pessoas.

Jesus disse que esses falsos profetas seriam tão convincentes que, se possível, até mesmo os escolhidos seriam enganados. Eles realizariam sinais e maravilhas para atrair seguidores e desviar as pessoas da verdade. Mas Jesus disse que não devemos acreditar neles, pois eles são lobos vestidos de ovelhas.

Essa profecia de Jesus se cumpriu ao longo da história do cristianismo. Desde os primeiros séculos, surgiram falsos profetas e líderes religiosos que enganaram muitas pessoas. Alguns deles se autodenominaram messias ou profetas, enquanto outros se aproveitaram da ignorância e da ingenuidade das pessoas para obter poder e dinheiro.

Na Idade Média, a Igreja Católica Romana foi acusada de corrupção e de promover a venda de indulgências, o que gerou revolta e divisão dentro do cristianismo. Na Reforma Protestante, surgiram líderes carismáticos que atraíram muitos seguidores, mas que também foram acusados de heresia e de promover a violência.

Nos tempos modernos, surgiram novas seitas e movimentos religiosos que prometem soluções para todos os problemas da vida, mas que muitas vezes são baseados em ensinamentos falsos e perigosos. Alguns desses líderes são carismáticos e atraem multidões, enquanto outros são mais discretos e usam a internet para disseminar suas ideias.

A profecia de Jesus sobre os falsos profetas que enganariam muitos é um alerta para todos os cristãos. Devemos estar atentos aos sinais de engano e falsidade, e buscar a verdade em Jesus Cristo. Devemos também orar pelos líderes religiosos e pedir discernimento para não sermos enganados.

Versões

11

Muitos falsos profetas se levantarão e enganarão a muitos.

11

Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente.