Números 33:55

55

"Se, contudo, vocês não expulsarem os habitantes da terra, aqueles que vocês permitirem ficar se tornarão farpas em seus olhos e espinhos em suas costas. Eles lhes causarão problemas na terra em que vocês irão morar.

Significado do Versículo

O livro de Números foi escrito por Moisés.

A passagem de Números 33:55 ocorre durante o período em que os israelitas estavam no deserto, após terem saído do Egito e antes de entrarem na terra prometida.

Os habitantes da terra mencionados na passagem são os cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus.

Deus ordena que os habitantes da terra sejam expulsos porque eles adoravam outros deuses e praticavam a imoralidade sexual e a violência.

A expressão "farpa em seus olhos e espinhos em suas costas" significa que os habitantes da terra seriam uma fonte constante de irritação e dor para os israelitas, assim como farpas e espinhos que incomodam e machucam.

Os habitantes da terra podem causar problemas aos israelitas ao tentarem influenciá-los a adorar outros deuses e ao se envolverem em conflitos e guerras.

A desobediência em expulsar os habitantes da terra impede os israelitas de possuir a terra prometida, pois eles não conseguirão viver em paz e segurança enquanto os habitantes da terra estiverem lá.

Deus não expulsa os habitantes da terra por conta própria porque Ele quer que os israelitas aprendam a confiar Nele e a obedecer aos Seus mandamentos.

A obediência é muito importante na vida dos israelitas, pois ela demonstra a sua fé em Deus e a sua disposição em seguir os Seus caminhos.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje ao lembrarmos que Deus deseja que sejamos obedientes aos Seus mandamentos e que confiemos Nele em todas as situações. Além disso, devemos estar atentos às influências negativas que podem nos afastar de Deus e nos causar problemas em nossa vida espiritual.

Explicação de Números 33:55

A Advertência Divina Sobre a Permanência dos Habitantes da Terra Prometida

O versículo em questão é uma advertência divina dada ao povo de Israel, antes de entrarem na terra prometida, sobre a importância de expulsar todos os habitantes da região. Caso contrário, aqueles que fossem permitidos ficar se tornariam um problema constante e uma fonte de dor de cabeça para o povo de Deus.

A história começa com Deus prometendo a Abraão que daria a ele e a seus descendentes a terra de Canaã como herança. Depois de muitos anos, os descendentes de Abraão, liderados por Moisés, finalmente chegam à fronteira da terra prometida. Deus ordena que Moisés envie espias para explorar a região e trazer informações sobre os habitantes e a terra em si.

Os espias voltam com um relatório misto. Eles afirmam que a terra é fértil e abundante, mas também relatam que os habitantes são fortes e as cidades são fortificadas. Dez dos doze espias aconselham Moisés a não tentar conquistar a terra, pois seria uma tarefa impossível. Apenas dois espias, Josué e Calebe, acreditam que Deus pode ajudá-los a vencer.

Infelizmente, o povo de Israel acaba seguindo o conselho dos dez espias e se recusa a entrar na terra prometida. Deus fica irado com a falta de fé e obediência do povo e decreta que eles vagariam pelo deserto por mais 40 anos, até que a geração incrédula morresse e uma nova geração pudesse entrar na terra.

Antes de partir, Deus dá a Moisés a advertência registrada em Números 33:55. Ele diz que, se os habitantes da terra não forem expulsos, eles se tornarão um problema constante para o povo de Deus. Eles serão como farpas nos olhos e espinhos nas costas, causando dor e sofrimento. Deus sabia que, se os habitantes fossem permitidos a permanecer, eles eventualmente corromperiam o povo de Deus com sua idolatria e práticas pecaminosas.

Infelizmente, a história se repete quando a nova geração finalmente entra na terra prometida. Eles não expulsam todos os habitantes, como Deus havia ordenado, e acabam sofrendo as consequências. Os habitantes remanescentes se tornam um problema constante e uma fonte de tentação para o povo de Deus. Eles acabam se envolvendo em idolatria e práticas pecaminosas, levando Deus a puni-los repetidamente.

A advertência divina de Números 33:55 é uma lembrança importante para todos os cristãos. Deus nos chama a expulsar todo pecado e influência maligna de nossas vidas, para que possamos viver uma vida santa e agradável a Ele. Caso contrário, essas influências se tornarão um problema constante e uma fonte de dor e sofrimento. Devemos sempre lembrar que Deus sabe o que é melhor para nós e seguir suas ordens é a melhor maneira de viver uma vida plena e feliz.

Versões

55

Porém, se não expulsarem os moradores da terra, então os que vocês deixarem ficar serão para vocês como espinhos nos olhos e como aguilhões nas costas e eles os perturbarão na terra em que vocês irão morar.

55

Porém, se vocês não expulsarem os moradores do país, os que ficarem serão para vocês como espinhos nos seus olhos e como ferrões nas suas costas e trarão problemas para vocês na terra em que vocês morarem.