Oséias 13:6

6

Quando eu os alimentava, ficavam satisfeitos; quando ficavam satisfeitos, se orgulhavam, e então me esqueciam.

Significado do Versículo

O autor da passagem bíblica em Oséias 13:6 é o profeta Oséias.

A passagem foi escrita durante o período do Reino do Norte de Israel, que estava em uma época de apostasia e idolatria.

"Eles" se refere ao povo de Israel.

"Quando eu os alimentava" se refere ao tempo em que Deus fornecia alimento e sustento para o povo de Israel.

Eles ficavam satisfeitos porque Deus estava suprindo suas necessidades.

"Se orgulhavam" significa que eles se tornavam arrogantes e confiantes em si mesmos.

Quando eles se orgulham, eles se afastam de Deus e se esquecem de sua dependência dele.

Eles se esquecem de Deus porque se tornam autoconfiantes e acham que não precisam mais dele.

A mensagem central da passagem bíblica é que devemos sempre lembrar de Deus e de sua provisão em nossas vidas, mesmo quando estamos satisfeitos e confortáveis.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus é a fonte de todo o nosso sustento e que devemos sempre depender dele, mesmo quando as coisas estão indo bem.

Explicação de Oséias 13:6

A história daqueles que se esquecem de Deus após serem saciados

Houve um tempo em que uma grande nação prosperava. Seus campos eram férteis, seus rebanhos eram abundantes e suas cidades eram prósperas. Eles eram um povo que acreditava em Deus e, por isso, Ele os abençoava. Quando tinham fome, Deus os alimentava com maná do céu. Quando tinham sede, Ele fazia brotar água da rocha. Quando estavam em perigo, Ele os protegia.

Mas, à medida que a nação crescia em riqueza e poder, seus habitantes começaram a se orgulhar. Eles se esqueceram de que tudo o que tinham era um presente de Deus e começaram a acreditar que eram autossuficientes. Eles se tornaram arrogantes e se afastaram de Deus.

Deus, então, permitiu que a fome e a sede voltassem a assolar a nação. Mas, quando eles clamaram por ajuda, Deus não respondeu. Ele havia sido esquecido. Eles haviam se esquecido de que Ele era o único que poderia salvá-los.

Foi então que Deus lembrou-se de uma profecia que havia sido dita por um homem chamado Oséias. Ele disse que, quando Deus alimentava o povo, eles ficavam satisfeitos e se orgulhavam, e então se esqueciam Dele. E foi exatamente isso que havia acontecido.

Deus decidiu que era hora de ensinar uma lição aos seus filhos ingratos. Ele permitiu que a nação fosse conquistada por seus inimigos e que seu povo fosse levado para o exílio. Eles foram forçados a viver em um país estrangeiro, longe de sua terra natal e de seu Deus.

Mas, mesmo no exílio, Deus não os abandonou. Ele continuou a falar com eles através de profetas e líderes religiosos. Ele lhes deu esperança de que um dia eles voltariam para casa e seriam restaurados como um povo livre.

E, finalmente, depois de muitos anos, Deus cumpriu sua promessa. Ele trouxe seu povo de volta para casa e restaurou sua nação. Mas, desta vez, eles não se esqueceram de Deus. Eles aprenderam a lição de que tudo o que tinham era um presente Dele e que deveriam ser gratos por isso.

A história de Oséias 13:6 é uma lembrança de que devemos sempre lembrar de Deus, mesmo quando estamos satisfeitos e prósperos. Não devemos nos orgulhar de nossas realizações, mas sim agradecer a Ele por tudo o que temos. E, se nos esquecermos Dele, podemos acabar perdendo tudo o que conquistamos.

Versões

6

Quando tinham comida, eles se fartaram, e, uma vez fartos, seu coração se encheu de orgulho; por isso, se esqueceram de mim.

6

Mas, quando entraram na boa terra, vocês tiveram comida de sobra e ficaram satisfeitos; então os corações de vocês se encheram de orgulho, e vocês esqueceram de mim.