Provérbios 19:17

17

Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.

Significado do Versículo

Tratar bem os pobres significa ajudá-los de alguma forma, seja com comida, roupas, dinheiro ou outras necessidades.

Emprestar ao Senhor significa ajudar os necessitados, como se estivéssemos emprestando para Deus.

Recompensará pode significar uma bênção, uma graça ou uma recompensa divina.

Os pobres mencionados na passagem são aqueles que estão em necessidade, seja financeira, emocional ou espiritual.

Podemos ajudar os pobres de várias maneiras, como doando para instituições de caridade, oferecendo ajuda pessoalmente ou orando por eles.

Deus se importa com os pobres porque eles são seus filhos e merecem amor e cuidado, assim como todos os outros.

Se não ajudarmos os pobres, podemos estar perdendo a oportunidade de receber uma bênção divina e também podemos estar desobedecendo a Deus.

Podemos saber se estamos ajudando os pobres corretamente observando se estamos fazendo isso com amor e compaixão, e se estamos ajudando de forma eficaz.

Ajudar os pobres não é uma garantia de salvação, mas é uma demonstração de amor e obediência a Deus.

Emprestar ao Senhor é uma metáfora que significa ajudar os necessitados como se estivéssemos ajudando a Deus, que está presente em todos os seres humanos.

Explicação de Provérbios 19:17

A Recompensa Divina para Aqueles que Ajudam os Necessitados

O provérbio que diz que quem trata bem os pobres empresta ao Senhor e Ele o recompensará é uma das muitas mensagens de sabedoria encontradas na Bíblia. Esse versículo é uma lição sobre a importância de ajudar os menos afortunados e como essa atitude é vista pelos olhos de Deus.

A história por trás desse provérbio começa há milhares de anos, quando a sociedade era muito diferente da que conhecemos hoje. Naquela época, a pobreza era uma realidade muito comum e muitas pessoas viviam em condições precárias. Porém, mesmo diante dessa realidade, muitos indivíduos escolhiam ajudar os necessitados, oferecendo-lhes alimentos, roupas e abrigo.

Foi nesse contexto que surgiu o provérbio que diz que quem trata bem os pobres empresta ao Senhor e Ele o recompensará. Essa mensagem foi escrita para incentivar as pessoas a continuarem ajudando os menos afortunados, mesmo que isso não lhes trouxesse benefícios imediatos.

Ao longo dos anos, essa mensagem foi passada de geração em geração e se tornou uma das mais conhecidas da Bíblia. Muitas pessoas acreditam que, ao ajudar os necessitados, estão cumprindo uma missão divina e que serão recompensadas por Deus de alguma forma.

Hoje em dia, o provérbio continua sendo uma fonte de inspiração para muitos indivíduos que desejam fazer a diferença na vida dos menos afortunados. Muitas organizações religiosas e não religiosas se dedicam a ajudar os necessitados, oferecendo-lhes alimentos, roupas, abrigo e outros tipos de assistência.

Em resumo, o provérbio que diz que quem trata bem os pobres empresta ao Senhor e Ele o recompensará é uma mensagem de sabedoria que incentiva as pessoas a ajudarem os menos afortunados. Essa mensagem é uma lição sobre a importância de praticar a caridade e como essa atitude é vista pelos olhos de Deus. Mesmo que a recompensa não seja imediata, acredita-se que aqueles que ajudam os necessitados serão recompensados de alguma forma, seja nesta vida ou na próxima.

Versões

17

Quem se compadece do pobre empresta ao Senhor , e este lhe retribuirá o benefício.

17

Ser bondoso com os pobres é emprestar ao Senhor , e ele nos devolve o bem que fazemos.