Romanos 15:27

27

Eles tiveram prazer nisso, e de fato são devedores a eles. Pois se os gentios participaram das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir aos judeus com seus bens materiais.

Significado do Versículo

"Eles" se refere aos gentios mencionados anteriormente no versículo.

"Devedores" significa que os gentios têm uma dívida com os judeus por terem participado de suas bênçãos espirituais.

Os gentios participaram das bênçãos espirituais dos judeus através da fé em Jesus Cristo, que é judeu.

"Servir aos judeus com seus bens materiais" significa ajudar os judeus financeiramente, especialmente aqueles que estão em necessidade.

Esse versículo destaca a importância da gratidão e da generosidade na vida cristã.

Podemos aplicar esse versículo em nossas vidas hoje ajudando aqueles que estão em necessidade, especialmente aqueles que são nossos irmãos e irmãs em Cristo.

Na época em que essa passagem foi escrita, os judeus e gentios eram vistos como grupos separados e distintos.

A relação entre bênçãos espirituais e bens materiais é que aqueles que receberam bênçãos espirituais devem ajudar aqueles que estão em necessidade material.

Podemos ajudar os judeus hoje em dia através de doações para organizações que ajudam a comunidade judaica, apoiando a causa judaica em nossas comunidades e orando por eles.

A mensagem principal desse versículo é que aqueles que receberam bênçãos espirituais devem ser gratos e generosos com aqueles que estão em necessidade material.

Explicação de Romanos 15:27

A história por trás do versículo que fala sobre a dívida dos gentios para com os judeus

A passagem bíblica em questão trata de uma questão delicada e complexa que envolve a relação entre judeus e gentios. Para entender melhor o contexto e o significado desse versículo, é preciso voltar no tempo e conhecer um pouco da história do povo judeu.

Os judeus são um povo que tem uma história milenar, marcada por muitas lutas e sofrimentos. Eles foram escravizados no Egito, perseguidos pelos babilônios, pelos persas, pelos romanos e por muitos outros povos. Em meio a todas essas adversidades, eles mantiveram sua fé e sua identidade como povo escolhido por Deus.

Uma das características mais marcantes da religião judaica é a sua ênfase na Lei e nos rituais. Os judeus seguem uma série de preceitos e normas que regem todos os aspectos da vida, desde a alimentação até a forma de se vestir. Essa rigidez pode parecer estranha para os não-judeus, mas para eles é uma forma de se manterem fiéis aos ensinamentos de Deus.

No entanto, essa rigidez também gerou uma certa exclusividade por parte dos judeus em relação aos gentios. Eles se consideravam o povo escolhido por Deus e, por isso, se sentiam superiores aos demais povos. Essa postura, é claro, gerou muitos conflitos e incompreensões ao longo da história.

Foi nesse contexto que surgiu a figura de Jesus Cristo, um judeu que pregava um amor universal e que se colocava ao lado dos mais pobres e marginalizados. Ele foi perseguido e morto pelos romanos, mas sua mensagem de amor e compaixão se espalhou pelo mundo e se transformou no cristianismo.

Os primeiros cristãos eram judeus que acreditavam que Jesus era o Messias prometido na Bíblia. No entanto, com o tempo, muitos gentios também se converteram ao cristianismo. Isso gerou uma certa tensão entre judeus e gentios, já que os primeiros consideravam que os gentios não tinham direito de participar das bênçãos espirituais reservadas aos judeus.

Foi nesse contexto que o apóstolo Paulo escreveu a carta aos Romanos, onde se encontra o versículo em questão. Ele estava tentando reconciliar judeus e gentios e mostrar que, apesar das diferenças culturais e religiosas, eles eram todos iguais perante Deus.

O versículo em questão fala da dívida que os gentios têm para com os judeus. Isso não significa que os gentios devam se submeter aos judeus ou que devam se tornar judeus para serem salvos. Pelo contrário, Paulo está dizendo que os gentios devem reconhecer a contribuição dos judeus para a história da salvação e, por isso, devem ajudá-los em suas necessidades materiais.

Essa mensagem é muito importante para os dias de hoje, em que ainda há muita intolerância e exclusão entre diferentes grupos religiosos e culturais. O versículo em questão nos lembra que, apesar das diferenças, somos todos irmãos e que devemos ajudar uns aos outros em amor e solidariedade.

Versões

27

Isto lhes pareceu bem, e de fato lhes são devedores. Porque, se os gentios têm sido participantes dos valores espirituais dos judeus, devem também servi-los com bens materiais.

27

Os próprios cristãos da Macedônia e da Acaia resolveram fazer isso; mas, de fato, eles têm a obrigação de ajudar aqueles necessitados. Os judeus repartiram os seus bens espirituais com os que não são judeus, e por isso os não judeus devem prestar, com os seus bens materiais, esse serviço cristão aos judeus.