Salmos 106:7

7

No Egito, os nossos antepassados não deram atenção às tuas maravilhas; não se lembraram das muitas manifestações do teu amor leal e rebelaram-se junto ao mar, o mar Vermelho.

Significado do Versículo

Os "nossos antepassados" se referem aos israelitas que foram escravizados no Egito.

Deus realizou muitas maravilhas no Egito, incluindo as dez pragas e a libertação dos israelitas.

"Amor leal" é uma tradução da palavra hebraica "hesed", que significa amor fiel, inabalável e duradouro.

"Rebelaram-se junto ao mar" significa que os israelitas se recusaram a confiar em Deus e questionaram sua liderança quando estavam encurralados pelo mar Vermelho.

O Mar Vermelho é um corpo de água que separa o Egito da Península do Sinai. Na Bíblia, é o local onde Deus abriu o caminho para os israelitas escaparem da escravidão no Egito.

Os antepassados não deram atenção às maravilhas de Deus porque estavam desanimados e desesperados devido à sua situação de escravidão.

Quando os antepassados se rebelaram junto ao mar, Deus abriu o caminho para eles passarem e fechou o mar sobre os egípcios que os estavam perseguindo.

Deus respondeu à rebelião dos antepassados demonstrando sua fidelidade e amor ao libertá-los da escravidão e guiá-los para a terra prometida.

A mensagem principal deste versículo é que devemos lembrar das maravilhas de Deus e confiar em sua fidelidade, mesmo quando enfrentamos dificuldades.

Podemos aplicar esta mensagem em nossas vidas hoje, lembrando das bênçãos que Deus nos concedeu e confiando em sua fidelidade, mesmo quando enfrentamos desafios.

Explicação de Salmos 106:7

A história da desobediência dos antepassados no Egito

A referência bíblica Salmos 106:7 fala sobre a desobediência dos antepassados dos israelitas no Egito. Eles não prestaram atenção às maravilhas que Deus realizou diante deles, não se lembraram de Seu amor leal e rebelaram-se junto ao mar Vermelho.

A história começa com a chegada dos israelitas ao Egito, onde foram bem recebidos pelo faraó. No entanto, com o tempo, os egípcios começaram a temer o crescimento do povo de Israel e decidiram escravizá-los. Os israelitas sofreram muito nas mãos dos egípcios, mas Deus ouviu suas orações e enviou Moisés para libertá-los.

Com a ajuda de Deus, Moisés realizou muitos milagres diante do faraó, mas ele se recusou a libertar os israelitas. Então, Deus enviou dez pragas sobre o Egito, até que finalmente o faraó concordou em deixar o povo de Israel partir.

Os israelitas saíram do Egito com grande alegria, mas logo se depararam com o mar Vermelho diante deles e o exército egípcio atrás deles. Eles começaram a reclamar com Moisés, dizendo que seria melhor terem ficado no Egito do que morrer no deserto. Mas Moisés disse-lhes para confiar em Deus e Ele abriria um caminho através do mar.

De fato, Deus abriu um caminho através do mar para os israelitas, mas quando o exército egípcio tentou segui-los, as águas se fecharam sobre eles e todos se afogaram. Os israelitas viram o poder de Deus diante deles, mas mesmo assim, eles não confiaram Nele e começaram a reclamar novamente.

Eles reclamaram da falta de água, da falta de comida e da liderança de Moisés. Eles até mesmo construíram um bezerro de ouro para adorar, em vez de adorar a Deus. Eles esqueceram todas as maravilhas que Deus havia realizado diante deles e rebelaram-se contra Ele.

No entanto, Deus continuou a mostrar Seu amor leal pelos israelitas, mesmo quando eles não mereciam. Ele lhes deu água da rocha, maná do céu e proteção contra seus inimigos. Mas, apesar de tudo isso, os israelitas continuaram a desobedecer a Deus e a reclamar.

O versículo de Salmos 106:7 é um lembrete de como os antepassados dos israelitas não deram atenção às maravilhas de Deus e se rebelaram contra Ele. É uma advertência para nós hoje, para não esquecermos as maravilhas que Deus realizou em nossas vidas e para confiarmos Nele em todas as circunstâncias.

Versões

7

Nossos pais, no Egito, não entenderam as tuas maravilhas; não se lembraram da multidão das tuas misericórdias e foram rebeldes junto ao mar, o mar Vermelho.

7

Quando estavam no Egito, eles não entenderam os feitos maravilhosos de Deus. Esqueceram que muitas vezes ele havia mostrado o seu amor por eles, e eles se revoltaram perto do mar, o mar Vermelho.