Zacarias 11:16

16

Porque levantarei nesta terra um pastor que não se preocupará com as ovelhas perdidas, nem procurará a que está solta, nem curará as machucadas, nem alimentará as sadias, mas comerá a carne das ovelhas mais gordas, arrancando as suas patas.

Significado do Versículo

O pastor mencionado em Zacarias 11:16 é uma figura simbólica que representa líderes corruptos e egoístas.

Deus levantaria um pastor assim como um julgamento contra o povo que se afastou dele e seguiu líderes ímpios.

"Ovelhas perdidas" se refere a pessoas que se desviaram do caminho certo e se perderam espiritualmente.

"Ovelha solta" se refere a pessoas que estão vagando sem rumo ou direção espiritual.

"Ovelhas machucadas" se refere a pessoas que foram feridas ou prejudicadas emocionalmente ou espiritualmente.

"Ovelhas sadias" se refere a pessoas que estão espiritualmente saudáveis e fortes.

"Comer a carne das ovelhas mais gordas" significa aproveitar-se dos recursos e bens materiais dos outros sem se importar com as consequências.

"Arrancar as suas patas" significa prejudicar ou ferir as pessoas de forma cruel e desumana.

O versículo é uma advertência contra líderes egoístas e corruptos que exploram as pessoas em vez de cuidar delas.

Este versículo nos lembra da importância de escolher líderes sábios e justos e de cuidar uns dos outros em vez de explorar ou prejudicar os outros.

Explicação de Zacarias 11:16

A Profecia do Pastor Ganancioso

Zacarias, um dos profetas do Antigo Testamento, anunciou a vinda de um pastor ganancioso que não se importaria com o bem-estar de suas ovelhas. Esse pastor seria tão egoísta que não se preocuparia em buscar as ovelhas perdidas, nem cuidaria das feridas das machucadas, nem alimentaria as sadias. Pelo contrário, ele se alimentaria das ovelhas mais gordas, arrancando suas patas.

Essa profecia foi dada em um momento de grande agitação política e social em Israel. O povo estava dividido e enfraquecido, e muitos líderes religiosos e políticos estavam mais preocupados com seus próprios interesses do que com o bem-estar do povo. Zacarias, então, profetizou que Deus levantaria um pastor que seria a personificação dessa ganância e egoísmo.

Ao longo dos séculos, essa profecia foi interpretada de diversas maneiras. Alguns acreditam que ela se refere a líderes religiosos corruptos que exploram seus seguidores em benefício próprio. Outros acreditam que ela se aplica a líderes políticos que se aproveitam do poder para enriquecerem às custas do povo.

Independentemente da interpretação, a mensagem central da profecia é clara: Deus não tolera a ganância e a falta de compaixão pelos mais fracos. Ele espera que seus líderes sejam verdadeiros pastores, que cuidem de suas ovelhas com amor e dedicação, e não com avareza e indiferença.

Essa mensagem continua relevante nos dias de hoje, em que vemos tantos exemplos de líderes que se preocupam mais com seus próprios interesses do que com o bem-estar do povo. A profecia de Zacarias nos lembra que Deus está atento a tudo o que fazemos, e que um dia teremos que prestar contas de nossas ações. Que possamos ser verdadeiros pastores, cuidando das ovelhas que Deus nos confiou com amor e dedicação, e não com ganância e indiferença.

Versões

16

Porque eis que eu levantarei na terra um pastor que não cuidará das ovelhas que estão perecendo, não buscará a desgarrada, não curará a que foi ferida, nem apascentará a sã, mas comerá a carne das ovelhas gordas e arrancará até os cascos delas.

16

Pois vou pôr um pastor para cuidar do meu rebanho, mas ele não vai se preocupar com as ovelhas que estiverem em perigo, não vai procurar as que se perderem, não vai tratar das que se machucarem, nem vai cuidar das que estiverem cansadas. Pelo contrário, ele comerá a carne das mais gordas e não deixará nem mesmo os cascos!