Wordpress Themes

Os Dons Espirituais - Pr. Adilson Guilhermel

OS DONS ESPIRITUAIS - I Coríntios 12.1-11

Lição 10 - 07/06/2009

Texto Bíblico: I Coríntios 12.7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.

DEUS QUER TUDO DECENTEMENTE E COM ORDEM

OS DONS OBEDECEM UMA ORDEM ESPIRITUAL

  • São dons de origem divina - I Coríntios 12.1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.  Tiago 1:17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
  • São dons de controle divino - Filipenses 2:13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. I Coríntios 14.12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
  • São dons de inspiração divina - I Coríntios 12.3 Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.  2 Pedro 1:21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

OS DONS OBEDECEM UMA ORDEM OPERATIVA

  • Envolve o ministério do Deus Espírito - I Coríntios 12.4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.   Hb 2.4 Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
  • Envolve o ministério do Deus Filho - I Coríntios 12.5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.  Efésios 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
  • Envolve o ministério do Deus Pai - I Coríntios 12.6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Romanos 11:29  Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.

OS DONS OBEDECEM UMA ORDEM ATRIBUÍVEL

  • Não vem pela nossa própria escolha - I Coríntios 12.7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.  Romanos 12.4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
  • Não vem pela nossa própria vontade - I Coríntios 12.11a.. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, Romanos 12.5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
  • Não vem pelo nosso próprio critério - I Coríntios 12.11b.. repartindo particularmente a cada um como quer.  Romanos 12.16  Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;

Pr.  Adilson Guilhermel

Publicado no site Esboços da EBD

converter em pdf.

Comente.